Tendências do transporte de cargas da atualidade

O ano de 2020 foi cheio de imprevistos, e as empresas tiveram que se desdobrar para superar os desafios. Então, é importante saber quais são as tendências do transporte de cargas. Aliás, esse deve ser um dos primeiros passos para começar a planejar o seu negócio.

Ao mesmo tempo, é preciso destacar que as operadoras de logística e transporte estão sendo essenciais em todo o mundo durante pandemia de COVID-19. Isso porque uma das únicas opções das empresas é apostar na venda online, o que sobrecarrega o setor.

Por outro lado, esse mesmo cenário fez com que a área evoluísse com rapidez. Portanto, algumas tendências já estão se tornando realidade. Neste post, vamos ver algumas delas.

Omnichannel, uma das tendências do transporte de cargas

O termo omnichannel se refere a uma estratégia de integração entre diferentes canais de comunicação (online e offline). No varejo, por exemplo, isso pode se traduzir na convergência do mundo virtual com o físico e vice-versa.

Assim, esse conceito de usar diversos canais ao mesmo tempo, em logística e transporte, garante uma experiência de compra mais unificada. Ou seja, o cliente vê tudo como uma coisa só. Então, tudo precisa ser igual em todos os meios: preços, promoções e serviços.

Por conta disso, o omnichannel exige muita rapidez na troca de dados, assim como mais integração entre os sistemas de varejistas, dos provedores logísticos e das empresas de transporte de carga. 

Portanto, é preciso definir processos uniformes para que as entregas finais sejam mais rápidas. Isso reduz problemas de operações e conquista um alto nível de satisfação dos clientes.

Automatização e digitalização de processos

Como vimos no item anterior, os protocolos precisam ser cada vez mais rápidos. Em outras palavras, isso significa automatizar e digitalizar processos. Essa, aliás, é uma das tendências do transporte de cargas que se tornou uma realidade com a pandemia.

Apesar de o setor ser muito tradicional, a abordagem ganha cada vez mais espaço no frete rodoviário. A adoção de sistemas com Business Intelligence (BI) centraliza dados precisos, como histórico da jornada de trabalho dos motoristas, trajetos percorridos com controle de velocidade (por meio de rotograma falado), registros de coleta de NF-es, dentre outros.

Além disso, o mercado avança a passos largos para tornar a Inteligência Artificial (IA) mais usual. Sendo assim, soluções que automatizam tarefas e facilitam a tomada de decisões estão se tornando mais acessíveis. 

Aliás, a promessa do 5G já abriu caminho para a aceleração da Internet of Things (IOT), que integra a IA ao blockchain. Ou seja, com o dado coletado pelas máquinas, é possível analisar informações relevantes sob vários pontos de vista, além de validá-las de modo automático.

Tecnologia SaaS

O uso de Software as a Service (SaaS) não é novidade no mercado, mas a pandemia mostrou sua grande vantagem. Isso porque a maioria das soluções desenhadas neste formato funcionam apenas com o acesso à internet.

Ou seja a empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. Isso reduz os altos custos de manutenção e facilita a inclusão de novidades. 

Além de toda praticidade, outras vantagens são a confiabilidade e a escalabilidade. Em resumo, as plataformas SaaS se integram com diversos sistemas implantados numa empresa. Isso permite a troca rápida e segura de dados. 

Por fim, um bom exemplo de solução SaaS é o Omnidata Cargo, um pacote de ferramentas integradas, com acesso através do browser ou pela integração de Interface de Programação de Aplicação (APIs) em sistemas de gestão de transporte (TMS). 

Embarque nas tendências do transporte de cargas

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