As 5 principais tendências em logística para 2022

A economia mundial passa por uma transformação digital que foi acelerada pela pandemia de COVID-19. Nisso, a mudança que era prevista para anos seguintes acabou tornando-se necessária para a sobrevivência até de pequenos negócios.

Essa migração se refletiu diretamente no setor de logística. Aliás, o setor está cada vez mais procurado para otimizar processos das transações comerciais e melhorar resultados.

A expectativa para 2022 é que as tendências logísticas terão grande impacto nas operações de milhares de companhias. Ou seja, a demanda por serviços e inovações tecnológicas que ajudem a melhorar processos e resultados irá crescer ainda mais. Dessa forma, empresas que têm o objetivo de se tornarem mais competitivas e referência no mercado não poderão negligenciar as novidades.

Portanto, confira as principais tendências em logística para 2022.

Algumas das tendências em logística mais promissoras para o próximo ano

Aplicação de Inteligência Artificial (IA)

A IA ainda é pouco utilizada no setor de logística nacional, mas pode gerar um grande diferencial para as empresas que a adotarem. Ela pode otimizar e potencializar a gestão de estoque, operações de fretes e fluxos de demandas. As soluções só devem aumentar no próximo ano, em resposta às demandas do setor.

Aplicações nativas em nuvens

São um conjunto de serviços de pequena dimensão organizados de forma independente. Com a computação na nuvem, as empresas podem reduzir custos de manutenção de hardware, ganhar mais segurança por meio da criptografia de dados, bem como fácil escalabilidade e reduzir custos operacionais.

Data Fabric

É um conjunto de serviços de dados, também chamado de arquitetura, capaz de padronizar as práticas de gerenciamento de dados em nuvem. É uma das principais tendências em logística porque trata da segurança do armazenamento de dados. Proporciona, também, a visibilidade dinâmica de informações, acesso facilitado e maior controle dos dados.

Inteligência de decisão (DI)

É a capacidade da empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões. Processos logísticos complexos podem lançar mão de programas e ferramentas que auxiliarão no manejo de problemas, assim como no planejamento de ações.

Automatização de processos

Essa tendência deve se tornar obrigatória no próximo ano para empresas que pretendem diminuir custos, aumentar produtividade e ganhar competitividade. A automatização permite controlar os processos de forma ágil e segura, proporcionando a identificação de falhas e permitindo o aprimoramento e a otimização dos processos. Como resultado, tudo isso reflete-se diretamente na competitividade da organização.

Omnidata cria soluções para empresas dos mais diversos segmentos de mercado

A quantidade de dados gerados por transações comerciais e empresas aumenta a cada dia, e continuará aumentando. E para alcançar os resultados, eles precisam ser armazenados e compartilhados de forma segura e eficiente.

Nesse sentido, a Omnidata cria soluções para que as empresas dos mais diversos segmentos de mercado tenham processos de tomada de decisão 100% digitais, ágeis e seguros. Ela desenvolve ferramentas que podem captar informações de várias fontes, sem aplicativos.

Além disso, com usabilidade e sem atritos, com o preenchimento automático de campos a partir da validação automática de documentos.

A Omnidata é especialista em criar soluções e desenvolver ferramentas. Desde as mais simples, por exemplo, uma aplicação específica para solucionar um problema de integração, até sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA). Entre no site e conheça os serviços que podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa. https://www.omnidata.com.br/tratamento-de-dados/