Como baixar NF-e completa: passo a passo

Você sabe qual NF-e baixar? E como?

Baixar NF-e completa é um processo que gera muitas dúvidas. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você consiga emitir seus documentos sem problemas.

Mas, antes, vamos saber um pouco mais sobre a NF-e?

Como baixar NF-e: entenda a evolução da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A primeira forma de emissão de nota fiscal surgiu em 1970 e era feita manualmente, em blocos de papel. Desde então, a nota fiscal passou por vários processos de modernização. Na década de 90 os documentos fiscais tinham o formato de formulários contínuos emitidos em impressoras matriciais.

Em 2008 o governo começou a exigir que alguns setores empresariais passassem a utilizar uma nova tecnologia de emissão de nota fiscal: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Um documento digital que asseguraria as relações fiscais entre empresas, de forma legal e segura. Com o passar dos anos, a exigência foi se estendendo a diversos setores. Atualmente, em alguns estados a emissão da NF-e já é exigida para praticamente todos os tipos de empresas. Além disso, é obrigatória para a maioria das transações.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento que existe apenas virtualmente. Ela foi criada para substituir as notas fiscais em papel tipo 1 e A1, integrar informações fiscais e facilitar o controle das empresas e do fisco. A iniciativa visa à diminuição da burocratização do processo, a redução do uso de papel e a facilidade do armazenamento de dados. Até então, as organizações perdiam muito tempo para digitar e conferir as notas fiscais. 

Quanto ao tipo do documento, as empresas cujas atividades envolvem a venda de produtos devem utilizar a NF-e, ao passo que as organizações que prestam serviços devem emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

NF-e: últimas atualizações

Desde o seu surgimento, a NF-e passou por muitas mudanças e aprimoramentos. Nesse sentido, a cada dois anos, no máximo, são realizados estudos e análises de performance conforme a demanda de usuários e transações.  Em 2011, entrou em vigor a exigência do código de barras, que tornou possível recuperar dados do processo produtivo da mercadoria. Isso proporcionou maior controle e eficiência.

Uma das melhorias com maior impacto foi a disponibilização das informações das operações das empresas por até 180 dias no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Hoje, os dados podem ser consultados pela internet com a utilização de uma chave de acesso de 44 dígitos, que é gerada com a emissão da nota. 

Então, agora que você já conhece um pouco sobre a NF-e vamos à parte prática. Elaboramos um passo a passo para te ajudar a baixar os seus documentos. 

Passo a passo para baixar NF-e

  1. Acesse o site da “Nota Fiscal Eletrônica”, no endereço:

https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

Depois, selecione a opção “Serviços” > “Consultar NF-e”:

Como baixar NF-e completa: passo a passo

2- Insira a chave de acesso de 44 dígitos que aparece logo abaixo do código de barras do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANF-E). Em seguida, clique no Captcha:

Como baixar NF-e completa: passo a passo

3- Seu navegador deve estar habilitado para a gravação de “cookies” para que a consulta ocorra corretamente.

4 – Na tela seguinte clique em fazer “download do documento” para baixar o arquivo XML da NF-e.

Como baixar NF-e completa: passo a passo

Lembrando: para que uma empresa possa emitir a NF-e ela precisará ter um cadastro na Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do Estado. No caso da NFS-e, o cadastro deve ser feito junto à Prefeitura. O Certificado Digital também é necessário, já que ele garante a segurança das transações fiscais no ambiente virtual. 

Além disso, é importante destacar que a consulta à íntegra da NF-e fica disponível por pelo menos 180 dias. Portanto, após esse prazo, o sistema libera apenas uma versão resumida, com as informações básicas que identificam a NF-e.

Automatize o processo de baixar NF-e

Mas, para tornar todo esse processo mais ágil e seguro, você pode contar com os serviços da Omnidata, especialista em comunicação e tratamento de dados. A empresa oferece a seus clientes a possibilidade de automatizar a captação de todas as NF-es que mencionam o transportador na Receita Federal.

Além disso, também disponibiliza um aplicativo que permite ler as chaves de acesso e registrar a imagem das DANFEs coletadas em campo, antecipando a captação das NF-es.

Os profissionais da Omnidata são capacitados e estão em constante busca por aprimorar e criar ferramentas que automatizem e agilizem os processos diários dos clientes. As soluções atendem às necessidades de transporte e embarcações de cargas, gestores de frotas e gerenciadores de rico. Isso, além de analistas de mercado em diversas áreas, como bureau de crédito, seguradoras, financeiras, entre outras. 

Entre no site e encontre a melhor solução para sua empresa. Captação e Coleta de NF-e – Omnidata

Aproveite para saber mais sobre NF-e. Leia o texto onde falamos sobre a importância do XML na NF-e para ficar longe de multas. É só clicar aqui.