Os 5 principais benefícios da Logística integrada

O mercado consumidor está cada vez mais exigente e esperando boas experiências de compra. E isso, incluiu o processo de entrega do produto.

Então, para que tudo ocorra como esperado, ou até supere as expectativas dos clientes, é necessário que as empresas estejam atentas a todas as etapas.  

Nesse sentido, a Logística Integrada busca interligar e gerar harmonia em todos os processos por meio de tecnologias, sistemas e metodologias de trabalho.

Ou seja, ela se preocupa desde o recebimento pela transportadora, até a entrega ao cliente final. Dessa forma, quanto maior conhecimento e controle a empresa possui de suas etapas, maior será a eficiência do processo como um todo.

Além disso, ter esse controle possibilita diminuir custos e melhorar resultados, bem como aumentar a competitividade. Quer entender como funciona a logística integrada? Acompanhe.

Os 3 pilares da Logística Integrada

Cada departamento da empresa é responsável por gerenciar sua etapa dentro desse processo, monitorando, planejando e executando a logística de forma integrada. Isso ocorre em três pilares:

•          Logística inbound: trata dos processos internos de gestão de fornecedores e abrange a compra, o transporte, o armazenamento. Além, é claro, do monitoramento de qualidade.

•          Logística industrial: preocupa-se com o setor de produção, seu abastecimento, transporte e controle dos materiais usados nesta etapa.

•          Logístca outbound: envolve a logística fora da empresa, com os processos que o produto percorre até chegar ao consumidor final.

Benefícios que uma empresa com uma Logística Integrada bem estabelecida consegue conquistar

Redução de custos

Os gestores conseguem identificar as falhas nos processos da cadeia de suprimentos que podem gerar prejuízo.  Além disso, a Logística Integrada também gera capacidade de otimizar recursos por meio de tecnologias, por exemplo sistemas de roteirização que economizam combustível nas entregas. 

Diminuição de falhas

Ajuda a reconhecer falhas e sugerir medidas de correção. Ademais, prevê riscos e elabora ações preventivas.

Aumento da lucratividade

Com mais dados dos processos, os gestores são capazes de realizar planejamentos de gastos mais assertivos e definir melhores práticas para a cadeia de suprimentos.

Satisfação dos colaboradores

A Logística Integrada utiliza tecnologias que facilitam o trabalho interno e aumentam a produtividade.

Maior competitividade

A empresa cria uma cadeia de suprimentos mais eficiente e produtiva, dessa forma, fortalece sua marca e torna-se referência no mercado.

A empresa que implanta a Logística Integrada consegue estruturar uma cadeia de suprimentos altamente eficiente e produtiva. Mas, para que isso aconteça efetivamente e os benefícios sejam colhidos, é necessária uma mudança cultural na organização.

Assim, é possível deixar de se preocupar com processos repetitivos e passar a focar em otimização de resultados.

Como a Omnidata pode ajudar

A mudança na organização não é simples, mas com o auxílio de especialistas essa transição pode se tornar tranquila e gratificante para todos os envolvidos.

Nesse sentido, a Omnidata é especialista em criar soluções e desenvolver ferramentas, desde as mais simples, por exemplo, uma aplicação específica para solucionar um problema de integração, até sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA). Entre no site e conheça os serviços que podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa. https://www.omnidata.com.br/tratamento-de-dados/