Como ganhar a confiança dos motoristas na tecnologia da sua frota

Muitas empresas estão utilizando sistemas de gestão de frota para terem mais controle sobre suas operações. Entretanto, alguns gestores se preocupam com o impacto dessas mudanças. Por exemplo, na forma de como ganhar a confiança dos motoristas na tecnologia utilizada.

Hoje em dia, aplicativos, sistemas e diversas tecnologias monitoram profissionais. Apesar de todo esse aparato ser para o bem do trabalho deles, muitos ainda sentem que estão apenas sob vigilância.

Então, neste texto, vamos esclarecer alguns aspectos dos sistemas de gestão de transporte e mostrar alguns caminhos de como convencer os motoristas dos seus benefícios.

5 dicas para ganhar a confiança dos motoristas

1. Escute o condutor

É crucial escutar o ponto de vista das equipes sobre o novo sistema. Algumas pessoas têm mais dificuldade com tecnologias. Ccomo não entendem como funciona, se tornam mais resistentes à adaptação.

Portanto, mantenha a comunicação mais aberta neste sentido, não importa qual seja o grau de dificuldade da pessoa. Motoristas não devem se sentir pressionados ou intimidados em fazer perguntas. Aliás, isso vale até para as mais simples.

2. Explique claramente como funciona

Se os objetivos com a inserção de uma solução não forem mostrados de modo claro, a gestão dará margem para que cada um crie sua própria ideia. Assim, os motoristas terão suas próprias conclusões e podem até contaminar o entendimento de quem aceitou os novos métodos.

Para evitar esse problema, faça uma apresentação oficial da solução. Aproveite a ocasião para apontar os objetivos e metas com o seu uso, deixando todos alinhados às expectativas da empresa.

3. Valorize o aspecto da segurança no trabalho para ganhar a confiança dos motoristas

Argumente que com mais dados dos seus veículos, a empresa saberá, por exemplo, quando fazer manutenções preventivas, diminuindo o risco de falhas mecânicas. A tecnologia auxilia, ainda, na detecção de riscos na estrada, seja na condução ou em relação ao risco de roubos de carga.

Os sistemas de gestão no transporte de carga ajudam, também, a evitar acidentes. Assim, todos recebem benefícios por frotas bem cuidadas.

4. Apresente as vantagens da solução

Além da segurança, mostre como as funcionalidades e recursos valiosos da tecnologia, beneficiam a gestão, proporcionando mais produtividade e economia na operação. Deixei claro que todo mundo sai ganhando neste aspecto também.

Afinal, o principal papel da tecnologia é facilitar o trabalho de todos e tornar a conquista de metas mais fácil. E quando a empresa atinge suas metas, ela pode usar os ganhos para reinvestir na empresa e no seu maior bem, que é seu capital humano.

5. Recompense o bom trabalho

Com a aplicação de tecnologias em frotas e no transporte de cargas, é possível medir o desempenho de cada pessoa. Use esses dados não só para repassar feedbacks aos condutores, mas também para recompensar aqueles que executam bem suas funções.

Assim, além de ganhar a confiança dos motoristas que estão lidando melhor com as novidades, você incentivará todo o time, mostrando que as boas condutas têm vantagens.

6. Contrate a solução certa para ganhar a confiança dos motoristas

Como pudemos ver, explicar uma nova tecnologia para os motoristas não é tão complicado quanto parece. Mas, para ganhar a confiança deles, é preciso ter clareza e escolher o recurso que mais faça sentido para a realidade do seu negócio.

Aliás, aqui na Omnidata, um dos nossos principais objetivos é oferecer soluções que respeitem o contexto de um negócio, como o serviço de Jornada do Motorista. O maior diferencial do nosso software de controle de jornada é o seu menu contextualizado, que reduz horas extras e inconsistências no registro de horas trabalhadas.


Para saber como levar essa solução para a sua empresa, entre em contato com a gente. Nossos time vai mostrar o que fazer para implantá-la e explicá-la aos seus condutores.