Canal de denúncias para empresas: qual é a importância?

Informação é uma aliada poderosa, capaz de fornecer cenários completos de diversas situações e os melhores recursos para tomadas de decisões. O canal de denúncias para empresas cumpre o papel de garanti-la.

Isso porque combater práticas que podem ser danosas é uma necessidade de qualquer negócio. Afinal, todos aqueles e aquelas que dele fazem parte devem seguir os princípios de ética elencados pela organização, a fim de assegurar:

  • A integridade de operações;
  • A confiança de clientes e equipes;
  • A saúde financeira.

A seguir, você confere a importância da criação de um canal de denúncias adequado e as vantagens da ação.

O que é um canal de denúncias para empresas?

O canal de denúncias para empresas é uma maneira de permitir que clientes, parceiros e funcionários:

  • Comuniquem fatos variados com segurança;
  • Ofereçam provas ou indiquem caminhos para futuras investigações de gestores.

Uma vez enviadas as denúncias a setores competentes e comprovados os problemas, é possível executar ações embasadas para a resolução das questões.

Dentre outros casos, vazamento de dados, fraudes financeiras e contábeis e crimes de corrupção são alguns exemplos que podem ser combatidos com a construção de um canal de denúncias. 

Condutas que se desviem dos termos definidos pela companhia e atos ilícitos diversos também.

Por que implementar um canal de denúncias?

Não são poucos os benefícios da implementação de um canal de denúncias para empresas. Além de ser um diferencial competitivo, aprimora a gestão de conflitos, assim como permite a gestão interna de problemas e previne crises de imagem. Isso, por sua vez, minimiza as chances de questões judiciais e reduz prejuízos gerados por condutas irregulares.

Ou seja, com um canal de denúncias adequado, você pode evitar multas e sanções previstas pela Lei Anticorrupção e outras. Por fim, isso ajuda a organização a atestar sua rigidez frente a condutas que desviem dos princípios que a norteiam.

Como implementar um canal de denúncias

Empresas que quiserem integrar um canal eficaz precisam se atentar a alguns fatores. Aqui, a Omnidata separou três dicas que podem fazer a diferença.

Faça um diagnóstico

Dimensionar o canal de denúncias à realidade de seu negócio é o primeiro passo. Neste ponto, leve em conta porte, estrutura e necessidade da empresa; portanto perguntas-chave trazem insights poderosos.

Por exemplo, a quem o canal atenderá? De qual problema tratará? Quem vai ficar responsável por atender aos chamados e para qual setor os enviará?

Enfim, cada ação precisará se encaixar em um fluxo eficaz de atuação.

Divulgue o canal e proteja o anonimato

Uma vez definidas as questões acima, está na hora de escolher quais são os meios mais adequados para que aqueles que utilizarem o canal o encontrem facilmente. E-mails, cartazes, jornais e revistas de circulação interna, assim como avisos em murais e reuniões, fazem parte das opções. De todo modo, existem muitas outras.

Lembre-se que proteger quem denuncia é fundamental. Além de garantir a idoneidade do canal de denúncias, previne problemas ainda maiores – inclusive legais. Afinal, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor no Brasil.

Utilize a tecnologia a seu favor

Soluções 100% digitais, como o Omnidata Expert, simplificam rotinas por meio da automação de dados. Além disso, se traduzem em redução de custos e riscos e agilizam tomadas de decisões.

Por sua vez, produtos da Omnidata garantem desde soluções simples a sistemas baseados em inteligência artificial. Tais recursos são capazes de captar dados de várias fontes e de validar documentos de modo automático. Além disso, o uso simples é um diferencial.


Então, agora que você já conhece a importância do canal de denúncias para empresas, não deixe de dar uma olhada em outros conteúdos do Blog Omnidata. Assim, você fica por dentro das melhores práticas do mercado.