6 dicas para o transporte de cargas refrigeradas

Dados do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP) mostram que a empresa fechou março com recorde histórico. Isso porque cresceu 24% em relação ao mesmo período de 2020. Aliás, segundo ela, o número foi impulsionado pela movimentação de contêineres refrigerados, 17% do montante. Ou seja, apostar no transporte de cargas refrigeradas é uma ótima ideia, mas alguns cuidados são necessários.

Antes de mais nada, empresas que atuam no setor não são muitas. Sendo assim, há espaço de sobra para quem quer ampliar serviços e crescer no mercado. De todo modo, organização é essencial para o sucesso.

Afinal, caminhões especiais que garantam a conservação; a temperatura ideal; o armazenamento; e a manutenção dos produtos fazem parte das exigências. Além disso, existe uma série de desafios quanto ao fluxo das operações. Por exemplo:

  • Falta de estrutura e segurança nas estradas;
  • Custos com impostos;
  • Pouca variação dos modais de transporte.

Confira, abaixo, algumas dicas de como facilitar o transporte de cargas refrigeradas. Depois, prepare sua empresa para explorar essa área da melhor maneira possível – e garanta bons retornos com os fretes elevados.

Cargas refrigeradas: quais são elas?

O transporte de cargas refrigeradas precisa, acima de tudo, garantir a qualidade dos itens. Então, algumas ações impedem o estrago ou a contaminação de produtos.

Em primeiro lugar, a carga não pode ficar no mesmo local do veículo com alimentos ou substâncias estranhas. Por outro lado, se não for tóxica, há uma exceção para coisas embaladas com recipientes hermeticamente fechados, resistentes e impermeáveis.

Por sua vez, estrados e prateleiras não estão descartados. Além disso, todos os materiais devem ser desinfetados junto com o veículo de transporte sempre.

No mais, o baú frigorífico, acoplado aos diversos tipos de veículos que o carreguem, é um equipamento fixo; com compartimento fechado, do tipo furgão; com revestimento interno total de material isolante; e dotado de sistema de refrigeração.

Então, vamos à definição da Anvisa de produtos que considera passíveis de carga refrigerada:

i.          ovos em casca ou processados, bem como subprodutos;

ii.         crustáceos, moluscos e frutos do mar vivos ou frescos;

iii.         todos os alimentos, processados ou não, congelados ou supergelados;

iv.        carnes, aves, peixes e derivados;

v.         leite in natura e derivados;

vi.        leveduras e fermentos;

vii.       gelo em cubo;

viii.       frutas, legumes e cogumelos frescos ou crus, processados ou não;

ix.        todos os alimentos, que necessitem estar obrigatoriamente em temperaturas estabelecidas por legislação específica.

6 dicas e cuidados no transporte de cargas refrigeradas

Muitas regras oficiais podem mudar de acordo com o produto em questão. De todo modo, confira 6 dicas e cuidados gerais.

Entenda a Lei do setor

A ABNT possui normas para cada caso. Portanto, não deixe de dar uma olhada na NBR 14701 e de respeitar as portarias.

Fique atento ao veículo de transporte de cargas refrigeradas

O transporte é etapa mais vulnerável de toda a mercadoria. Por isso, deve estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação.

Ou seja, o ideal é realizar manutenções constantes, assim como higienizar segundo as regras oficiais.

Guarde produtos do jeito certo

Como dito acima, ter atenção à temperatura e à necessidade de instalação de prateleiras e outros acessórios garante a qualidade do transporte.

Treine sua equipe

Só está apto a atender às exigências quem as conhece. Sendo assim, manter funcionários qualificados os habilita a lidar com todas as etapas do processo de transporte de carga refrigerada.

Defina rotas de transporte de cargas refrigeradas

Por fim, produtos refrigerados devem cumprir um prazo de distribuição. Para evitar grandes desvios, que podem causar atrasos e avarias, há recursos que auxiliam motoristas.

Um exemplo é o Rotograma Falado, da Omnidata. Ele garante orientações de segurança nas viagens e flexibilidade para o gestor de frota gerenciar áreas de risco.

Quer entrar no mercado de transporte de cargas refrigeradas? Então, não deixe de entrar em contato com a gente para saber mais sobre nossos produtos.